Grupo: Coral das Artes Cênicas - IFCE


       O Coral das Artes Cênicas é um grupo de pesquisa em canto coletivo, que procura se apropriar de técnicas que facilitam o trabalho vocal do ator. Além do canto, vivenciam outras linguagens artísticas, tais como a dança e o  teatro. O    grupo   já   tem   quatro   anos  de existência e funciona como atividade de extensão para alunos e ex-alunos do Curso Superior  de  Artes Cênicas, hoje  Licenciatura  em Teatro, e comunidade.

       O Coral das Artes Cênicas surgiu no dia 9 de maio de 2007, a partir de uma necessidade de alguns alunos  do  Curso Superior em Artes Cênicas do IFCE (antigo CEFETCE) em ter uma participação mais ativa com o canto coletivo. Mesmo  com a  mudança  do  Curso Tecnológico em Artes Cênicas para Licenciatura em Teatro,  o  coral  permaneceu  com  o  mesmo  nome  de  origem,  Coral  das  Artes Cênicas. "Cantar é buscar o caminho que vai dar no sol"

       A arte do teatro se confronta com a arte do canto em uma mistura energizante, capaz de provocar sentimentos múltiplos oriundo de uma mesma fonte, atores cantantes em sua esfera maior, o palco, com sua magnitude, a platéia, que alimenta o conjunto, provocando um fenômeno visto apenas uma vez. O canto  com  sua  magia  nos integra à realidade que nunca conseguimos chegar, ao subversivo, aos malditos por habitarem um lugar incapaz de se conhecer, o Ato: 

de cantar, de dançar, de atuar, de ir contra, de contracenar.


site: http://www.coraldasartescenicas.k6.com.br

 

Grupo: Cena Educativa


No ano de 2006, o Grupo Cena Educativa surgia no cenário artístico cearense. Colegas da faculdade do Curso Superior em Artes Cênicas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) uniram-se com um ideal em comum: levar arte para crianças e jovens como uma forma de educar. É composto, atualmente, por Aldrey Rocha, Aline Campêlo, José Gomes e Rebeka Lúcio. 

Zé Panela e o Mosquito da Dengue foi o primeiro espetáculo do grupo e teve como tema a dengue. O texto e a direção foram de José Gomes.

Performance Poética do Mário Quintana foi o segundo trabalho que o Grupo Cena Educativa desenvolveu, sendo apresentado no VII Bienal Internacional do Livro no Ceará. Tal trabalho teve como base de pesquisa as poesias do escritor Mário Quintana. O texto e a direção foram de José Gomes. 

No ano de 2010, a mais nova montagem do Grupo Cena Educativa entra em cena: Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos. Com direção de Felipe Franco e texto de José Gomes, o espetáculo teve estreia no mês de Agosto de 2011 no Theatro José de Alencar e permaneceu em temporada no mês de Setembro no mesmo local. No mês de Outubro , já tem apresentação marcada no Shopping Varanda Mall, na Livraria Cultura.

http://grupocenaeducativa.blogspot.com/ 

 

Grupo Majestic

 

 Em Construção!!!